Vestígios de cooperação e solidez na sociedade líquido-moderna: um olhar sobre um centro de tradições Gaúchas

Larissa Medianeira Bolzan, Alice Schaffer da Rosa, Carmem Ligia Iochins Grisci

Resumo


No contexto da sociedade líquido-moderna onde palavras como velocidade, flexibilidade, imediatismo, desapego, mobilidade e rentabilidade circulam comprimindo o tempo numa “cultura da urgência” (BAUMAN, 2007; SENNETT, 2012), julga-se pertinente indagar: que vestígios de cooperação e de solidez relativos à experimentação do tempo poderiam se fazer notar?  A fim de responder essa indagação, buscou-se levantar e analisar a existência de vestígios de cooperação e de solidez relativos à experimentação do tempo em um CTG (Centro de Tradições Gaúchas). Elaborou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de um estudo de caso singular, em que a unidade de análise é o 35 CTG, onde foram realizadas entrevistas narrativas com os associados. O estudo permitiu conhecer quais são os elementos, alguns dos rituais e a forma como estes operam no contexto do caso do 35 CTG, tornando palpável o contexto onde encontramos os vestígios da cooperação e solidez. 


Palavras-chave


Cooperação; Solidez; CTG

Texto completo:

PDF

Referências


Bauman, Z. (2007). Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge.

Bauman, Z. (2011). A vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Trad. de Alexandre Erneck. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Gaulejac, V. (2007). Gestão como doença social. São Paulo: Idéias e Letras.

Chanlat, J. F. (2010). Gestão empresarial: uma perspectiva antropológica. Tradução de Laura Gillon. São Paulo: Cengage Learning.

Dejours, C. (2004) Da Psicopatologia a Psicodinâmica do Trabalho. Selma Lancman & Laerte I. Sznelman (organizadores). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz/Brasília: Paralelo 15.

Deleuze, G. (2005). Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1988.

Gorz, A. (2005). O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume.

Jovchelovitch, S., Bauer, M. W. (2002). Entrevista narrativa. In: Bauer, M. W. Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes. Luvizotto, C. K. (2010) As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo: Cultura Acadêmica.

Ribeiro, D. (1997) O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

Savaris, M. C. (2013). Tentando entender. Jornal Eco da Tradição do MTG, ano XII, nº 143, de outrubro de 2013. Disponível em http://www.youblisher.com/p/727743-Eco-da-Tradicao-completo-outubro-2013/.2013.

Sennett, Richard. Juntos. Rio de Janeiro: RECORD.

Stake, R. (2005). E. The art of case study research, Thousand Oaks, CA: Sage Publications.




DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i1.707

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Gestão & Tecnologia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.