Competências Gerenciais na área de Tecnologia de Informação: um estudo com gestores de empresas localizadas no Triângulo Mineiro
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Alves-Mazzotti, A. J., & Gewandsznajder, F. (2001) O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Andrade, M. M. (1993) Introdução à Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atlas.
Antonello, C. S. (2005) A metamorfose da Aprendizagem Organizacional: uma visão crítica. In R. Ruas, C. B. Antonello, & L. H. Boff. Aprendizagem organizacional e Competências: Os novos horizontes da Gestão (pp. 12-33). São Paulo, Bookman.
Boyatzis, R. E. (1982) The Competent Management: A Model for Effective Performance. New York: Wiley & Sons.
Castro, E. B., & Sá, M. A. D. (2002) Habilidades, competências, valores e atitudes - um perfil para o profissional de computação e informática. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Florianópolis, Brasil, 22.
Cerioni, T. A. Quatro faces de um líder. Carreira-Revista Eletrônica. Recuperado em 18 abril, 2012, de:
http://cio.uol.com.br/carreira/2007/03/15/idgnoticia.2007-03-15.7185945135.
Cheetham, G., & Chivers, G. (2000). A New Look at Competent Professional Practice. Journal of European Industrial Training, 24(7), 374-383.
Cheetham, G., & Chivers, G. (1998). The Reflective (and Competent) Practioner: a model of professional competence which seeks to harmonise the reflective practioner and competence-based approaches. Journal of European Industrial Training, 22(7), 267-276.
Cheetham, G., & Chivers, G. (1996). Towards a Holistic Model of Professional Competence. Journal of European Industrial Training, 20(5), 20-30.
Collis, J., & Hussey, R. (2005) Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. Porto Alegre: Bookman.
Davel, E., & Melo, M. C. O. L. (2005) Singularidades e Transformações no Trabalho dos Gerentes. In E. Davel, & M. C. O. L. Melo. Gerência em Ação (pp. 29-65). Rio de Janeiro: FGV.
Dias, H. C. V. B. (2009). Competências do enfermeiro: um estudo em um hospital privado de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Dias, H. C. V. B., & Paiva, K. C. M. (2011) Competências do enfermeiro: estudo em um hospital privado. Revista Brasileira de Enfermagem, REBEN, 64(3), 511-520.
Fernandes, A. C. B. C. (2012). Competências Gerenciais de Enfermeiros de uma Instituição Hospitalar de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fernandes, A. A., & Teixeira, D. S. (2004) Fábrica de Software: Implantação e gestão de operações. São Paulo: Atlas.
Fruet, H. E., & Mansur, A. (2005). A nova geração conectada. Revista Época, 376, 106-112.
Godoy, A. S. (1995) Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, RAE, 35(2), 57-63.
Goulart, C. (2006) Letramento e modos de ser letrado: discutindo as bases teórico-metodológicas de um estudo. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 450-460.
Greenemeier, L. (2007) Inimigo íntimo. Revista Information Week Brasil, 8(175), 44-48.
Hamel, G., & Prahalad, C. K. (1990) The Core Competence of the Corporation. Harvard Business Review, 68(3), 79-91.
Laguna, G.; Oliveira, L. R. (2006) Fatores críticos de sucesso para alinhamento de Objetivos de negócios e TI. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, SEGeT, Resende, Brasil, 3. Recuperado em 26 outubro, 2012, de: http://ww.aedb.br/seget/artigos06/961_FCS.pdf.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003) Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (1999) Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: LTC.
Levy-Leboyer , C. (1994) A crise das motivações. São Paulo: Atlas.
Malhotra, N. K. (2006) Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman.
Marra, A. V., & Melo, M. C. O. L. (2005) A Prática Social de Gerentes Universitários em uma Instituição Pública. Revista de Administração Contemporânea, RAC, 9(3), 9-31.
Mcclelland, D. C. (1973) Testing for competence rather than for intelligence. American Psychologist, 28(1), 1–40.
Motta, P. R. (2002) Gestão Contemporânea: A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. Rio de Janeiro: Record.
O’Brien, J. A. (2002) Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. São Paulo: Saraiva.
Paiva, K. C. M. (2007). Gestão de competências e a profissão docente um estudo de caso em universidades no Estado de Minas Gerais. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Paiva, K. C. M., & Melo, M. C. O. L. (2008) Competências, gestão de competências e profissões: perspectivas de pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, RAC, 12(2), 339-368.
Quinn, R. E. et al . (2003) Competências Gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier.
Rauen, F. J. (1999) Elementos de iniciação à pesquisa. Rio do Sul: Nova Era.
Resende, E. (1999) O Livro das Competências: Desenvolvimento das competências. São Paulo: Qualitymark.
Rezende, D. A., & Abreu, A. F. (2003) Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. São Paulo: Atlas.
Rodrigues, S. B., Child, J., & Luz, T. R. (2004) Aprendizagem Contestada em Ambiente de Mudança Radical. Revista de Administração de Empresas, RAE, 44(1), 27-43.
Rockart, J. F., Earl, M. J., & Ross, J. W. (1996) Eight Imperatives for the new IT Organization. Sloan Management Review, 38(1), 43-55.
Ruiz, M. (2007). Pela excelência dos serviços em Tecnologia. Recuperado em 08 abril, 2012, de: http://www.newtonbragarosa.com.br/conquista-detalhes.php?id=112.
Rudio, F. V. (1978) Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. Petrópolis, Vozes.
Santos, A. R. (2002) Metodologia científica. A construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A.
Silva, F. (2009). Competências Gerenciais: um estudo de caso em uma empresa do segmento óptico mineiro. Dissertação de Mestrado em Administração, Faculdade Novos Horizontes, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Sparrow, P. R., & Bognanno, M. (1994) Competency requeriment forecast: issues for international selection and assesment. In C. Mabey, & P. Iles. Managing Learning (pp. 57-69). London: Routledge.
Stewart, T. A. (1998) Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus.
Stutz, D. (1999) O profissional de TI: um novo paradigma de trabalho. Developers’ Magazine. 3(31), 14-15.
Triviños, A. N. S. (1987) Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2007) Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.
Vieira, V. A. (2002) As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE. 5(1), 61-70.
Volpi, M. (1999) Capacitação técnica e empregabilidade no mundo de hoje. Developers’ Magazine. 3(31), 20-21.
Zarifian, P. (2001) Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2013.v13i1.484
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Revista Gestão & Tecnologia

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.