The vehicle routing problem: a case study for service provision in electric power distribution utilities

Bianca Fortes Schardong, Iochane Garcia Guimarães, Vinicius Jacques Garcia

Resumo


Objetivo: Realizar uma contextualização do problema de roteamento de veículos baseado na literatura existente, bem como propor um modelo matemático aplicado ao atendimento de serviços em concessionárias de distribuição de energia elétrica.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento de um estudo de caso. Aplicou-se técnicas de modelagem matemática do problema de otimização relacionado: o Problema de Roteamento de Veículos (PRV).

Originalidade/Relevância: Apesar dos avanços, até o momento não se chegou a um consenso sobre como definir o PRV. Este trabalho demonstra a relevância de inclusão dos tempos de chegada para este estudo, permitindo um tratamento mais eficiente quando aplicado a um cenário real. Oportuniza-se contribuições aos resultados científicos associados ao PRV, com ênfase para aqueles oriundos da sua aplicação em ordens de serviço.

Principais resultados: Com a comparação de dois modelos, chegou-se ao traçado da rota ótima por veículo, que minimiza a soma dos tempos de chegada para execução do serviço. O modelo apresentado produz achados pertinentes e adequados para os conceitos previstos no modelo desenvolvido.

Contribuições teóricas/metodológicas: Evidenciou-se a diferença entre considerar a função objetivo que minimiza a soma dos tempos de chegada em comparação com aquela que minimiza os deslocamentos. A abordagem com os tempos de serviço, resulta em um valor mais aproximado do tempo real que o problema poderá ter.

Contribuições para a gestão: Tratou-se da gestão de serviços buscando maior eficiência com a minimização do tempo de atendimento das concessionárias, possibilitando discutir alternativas que ofereçam suporte para a tomada de decisão dos gestores.


Palavras-chave


Logística e operações; Otimização de sistemas; Problema de Roteamento de Veículos (PRV); Modelagem matemático; Gestão de serviços

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DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2022.v22i2.2375

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