Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Gestão & Tecnologia

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
Paloma Zimmer
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Centro Tecnológico (CTC) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Brasil
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação, Especialização em Métodos Estatísticos, e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Possui mais de 10 anos de experiência no gerenciamento de projetos e análise de dados quali e quantitativos.
Cristiane Mitsuê Iata
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Centro Tecnológico (CTC) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Brasil
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia Mecânica, na Área de Qualidade e Produtividade UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheira Eletricista CEFET MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialização em Gerenciamento de projetos com certificação internacional PMI Project Management Institute. MBA em Gestão para Excelência. Atuou como Engenheira de Automação e Sistemas Elétricos na Belgo Mineira automação. Atuou como consultora de gestão para médias e grandes empresas, sendo responsável pela parceria internacional com Comparition International Ltd. Coordenou a área de relações com mercado do IEL SC. Estruturou a área de inteligência competitiva e atuou como gerente de planejamento e inteligência na Intelbras. Atualmente responde pela coordenação da área de Inovação e Gestão do IEL/SC Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina, entidade do Sistema FIESC.
João Artur de Souza
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Centro Tecnológico (CTC) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Brasil
Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado em Matemática e Computação Científica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Trabalhou na Universidade Federal de Pelotas de 1993 a 2007 como professor na área de Matemática, atuando também em Educação a Distância. Enquanto professor da Universidade Federal de Pelotas foi coordenador do Curso de Matemática a Distância, trabalhando com ambiente virtual de aprendizagem, preparação de material didático, e objetos de aprendizagem. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina do Departamento deEngenharia do Conhecimento líder do Grupo de Pesquisa IGTI e membro do Grupo ENGIN - Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento. Na graduação tem trabalhado com disciplinas das áreas de Métodos Quantitativos de Pesquisa, Gestão da Inovação, Lógica Matemática e Técnicas da Engenharia do Conhecimento. Na pós-graduação tem atuado como professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC na área de Engenharia do Conhecimento. Atuando nas áreas de pesquisa: Gestão da Tecnologia da Informação, Educação a distância, Inovação, Gestão da Inovação e Inteligência para Inovação.
Cristiano José Castro de Almeida Cunha
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Centro Tecnológico (CTC) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Possui doutorado em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estrategia organizacionais.
![]() |
|